14 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

VW patrocina Natal Iluminado 2012

A Volkswagen do Brasil patrocina pelo 3º ano consecutivo o Natal Iluminado, evento já tradicional no calendário de atrações culturais em São Paulo, e que teve início no último dia 30 de novembro, com um concerto na Catedral da Sé. O evento contou com a participação da orquestra Sinfônica Heliópolis, da Orquestra Jovem e do Coral da Gente, mantidos pelo Instituto Baccarelli, do qual a Volkswagen também é mantenedora, por meio da Fundação Volkswagen. Após a abertura em São Paulo, o Natal Iluminado foi realizado na cidade de Osasco, no dia 2 de dezembro, e seguirá para outros cinco municípios: Vinhedo, Piracicaba, Taubaté, Mogi das Cruzes e Santos, no Estado de São Paulo.

“É um privilégio apoiar mais uma vez o Natal Iluminado, uma iniciativa que traz alegria em uma época muito especial. A Volkswagen se orgulha de participar de ações como essa, proporcionando o acesso a manifestações culturais, o que aproxima a marca a seus públicos de relacionamento”, disse Antonio Megale, diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil.

O concerto em São Paulo teve repertório de músicas clássicas consagradas e canções natalinas e foi transmitido em tempo real em projeções na fachada da Catedral. Antes do espetáculo, o público pode acompanhar a celebração de uma missa pelo cardeal da Arquidiocese, Dom Odilo Scherer.

Após as apresentações musicais foram exibidas projeções artísticas natalinas, na fachada da Catedral, feitas por meio da técnica chamada mapping, pela qual projetores inteligentes mapeiam a fachada e brincam com a arquitetura.

Com programação semelhante à prevista em São Paulo, a Sinfônica Heliópolis, a Orquestra Jovem e o Coral da Gente também realizarão apresentações nos eventos nos demais municípios participantes do Natal Iluminado.

O Natal Iluminado teve início em 2006 na cidade de São Paulo, por iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com apresentação da Sinfônica Heliópolis e do Coral da Gente nas escadarias do Teatro Municipal, que recebeu iluminação e decoração especiais para o evento.

Os objetivos do projeto são democratizar a cultura; divertir, surpreender e emocionar pessoas de todas as idades e classes sociais; e incentivar a ocupação artística das praças centrais das cidades. O projeto é realizado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) em parceria com as prefeituras.

A Fundação Volkswagen é uma das mantenedoras do Instituto Baccarelli, que atende crianças e jovens em programas socioculturais que oferecem formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oferecendo oportunidade de profissionalização na música.

Com sede na maior comunidade de São Paulo – Heliópolis, o Instituto Baccarelli oferece para os moradores dessa comunidade uma estrutura de ponta, aulas com professores altamente qualificados e prática de conjunto, da musicalização à especialização em um instrumento.

Conta com a Sinfônica Heliópolis, composta por 80 músicos, sob direção artística do maestro Isaac Karabtchevsky. A orquestra atingiu a conotação de um grupo artístico de qualidade, preparado para tocar junto a grandes solistas brasileiros e internacionais, como Erik Schumann; ou artistas populares brasileiros, como João Bosco. Ela leva o nome de Heliópolis para o Brasil e para o mundo, o associando à arte, impactando a identidade e a autoestima da comunidade.

Programação Natal Iluminado 2012

05/12 – Vinhedo Local: Igreja Matriz de Sant’ana – Praça Sant’Ana s/n
20h00 Apresentação da Orquestra
21h15 Projeção

07/12 – Piracicaba Local: Catedral de Santo Antônio – Praça da Catedral s/n
19h00 Missa
20h00 Apresentação da Orquestra
21h15 Projeção

12/12 – Taubaté Local: Igreja Matriz São Francisco das Chagas – Praça Dom Epaminondas, 30
19h30 Missa
20h00 Apresentação da Orquestra
21h15 Projeção

18/12 – Mogi das Cruzes Local: Catedral de Santana – Praça Cel. Benedito de Almeida s/n
19h00 Missa
20h00 Apresentação da Orquestra
21h15 Projeção

23/12 – Santos Local: Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré – Av. Bartolomeu de Gusmão, 30
18h00 Missa
20h00 Apresentação da Orquestra
21h15 Projeção

Fonte: Imprensa Volkswagen do Brasil.