13 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

Vistorias Auxiliam no Combate ao Crime

De acordo com as seguradoras de veículos, 52 mil carros foram roubados nos três primeiro meses deste ano, totalizando quase 580 veículos por dia. O destino deles, já é conhecido por muitos, alguns vão parar nas fronteiras do país para serem revendidos, outros vão para desmanches e viram produtos de lojas de peças automotivas.  Ou seja, o comércio ilegal de carros roubados movimenta o crime organizado e engana compradores.

E, para que o comprador não adquira um veículo roubado, algumas empresas oferecem serviços de vistoria que auxiliam no combate ao crime. Chamadas de ECVs (Empresas Credenciadas em Vistoria de Veículos), estas empresas auxiliam compradores e inibem os ladrões de comercializarem estes carros.

Pedro Celandroni, gerente comercial da Super Visão Vistorias Automotivas, relata qual a importância dos serviços oferecidos por essas empresas na compra de qualquer veículo. Por meio de uma perícia cautelar, é possível analisar os pontos de identificações do veículo (chassi, motor, câmbio, vidros, etiquetas de identificação, placas, etc.), números que relatam a procedência do veículo. A perícia também indica se houve reparos estruturais, constatando se o carro é batido ou não, além de ser feita uma pesquisa aos bancos de dados dos órgãos públicos para comprovar se o veículo tem a procedência de leilão, se foi alvo de sinistro, entre outros casos.

Só no ano de 2011, dos 272.444 mil veículos vistoriados pela Super Visão, 19.165 mil foram reprovados e 20.629 aprovados com restrição, ou seja, os laudos emitidos pela empresa contribuíram para que cerca de 40 mil pessoas, aproximadamente, deixassem de fazer um mau negócio comprando veículos adulterados ou com reparos estruturais.

Toda vez que se vende um carro é necessário fazer a transferência do veículo para o novo proprietário. E para isso, as ECVs também disponibilizam o serviço de laudo para transferência. Todas as informações contidas neste documento garantem a procedência do veículo e de suas peças, atestando a autenticidade dos documentos. Após esta análise é emitido um laudo com o resultado junto com as fotos das numerações do motor, chassi, traseira e DUT.

“Os serviços oferecidos pelas ECVs contribuem, de forma significativa, para a diminuição da criminalidade, já que em todos os laudos é possível apontar a origem de cada veículo, além de garantir muito mais segurança para quem compra e vende automóveis”, garante Celandroni.

Fonte: Imprensa Super Visão.