13 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

Versão Alongada do Novo Classe E

A mostra “Auto China 2013“, em Xangai, foi palco do lançamento mundial da versão alongada do novo Classe E. Desenvolvido para o crescente mercado chinês, o carro oferece 14 centímetros a mais de espaço para as pernas na parte traseira. O veículo também traz um refinado design e personalidade exclusiva, além de uma marcante evolução em conforto e alto padrão de equipamentos. Três motores a gasolina, cobrindo uma amplitude de potência que vai de 150 a 245 cv, com transmissão automática de série, garantem um desempenho altamente dinâmico, associado a alto conforto de rodagem. Com todos esses atributos, o novo Classe E estabelece um novo padrão para o segmento de luxo.

A versão alongada do novo Classe E irradia status e uma superioridade espontânea, atendendo às expectativas do mercado chinês quanto a veículos de luxo de forma ainda melhor do que o já confortável Classe E com distância entre-eixos convencional. Com 5.019 milímetros de comprimento e distância entre-eixos de 3.014 milímetros, a versão alongada, que será fabricada exclusivamente na China, é 140 milímetros mais longa do que o sedã Classe E já vendido em todo o mundo. No interior, o acabamento exclusivo cria uma atmosfera agradável e sofisticada. Para maior conveniência, o banco do passageiro da frente pode ser posicionado eletricamente da parte traseira.

 

Design: duas novas escolhas para a dianteira

A par de toda a família da Classe E, alterações inteligentes no design criaram para a versão alongada uma nova dianteira, juntamente com novas proporções. No tocante a modificações, os designers seguiram a nova linguagem de design da Mercedes e reinterpretaram os valores clássicos de estilo da marca partindo da base já existente. O resultado é uma aparência superior, mais refinada e dinâmica.

Os faróis foram redesenhados e reúnem todos os elementos funcionais sob uma única lente. Elementos fluidos dentro dos faróis ajudam a garantir que o visual “quatro olhos”, típico da Classe E, seja mantido graficamente. No tocante à iluminação e visibilidade, o novo Classe E cria paradigmas: tanto os faróis baixos como as luzes de condução diurna integradas utilizam de série tecnologia LED.

Pela primeira vez, o Classe E com distância entre-eixos mais longa é disponibilizado com duas opções de dianteira. O Sedan traz a clássica grade do radiador com três barras, com a estrela da Mercedes no capô. O Sport Sedan vem com a frente esportiva, apresentando a estrela ao centro para criar uma aparência diferenciada, enfaticamente dinâmica.

Uma nova linha de caráter e uma faixa tridimensional reposicionada dão à versão alongada novas proporções, criando um empolgante visual. Uma nova linha estrutural se estende da porta de trás até a lanterna traseira. Isto dá ao veículo um visual mais alongado. Ela ressalta o friso lateral, que foi reposicionado mais abaixo. No geral, o Classe E parece mais longo e elegante.

Na traseira, as lanternas e o para-choques foram modificados. As novas lanternas horizontais com LEDs, com novo visual em dois tons, reforçam a percepção de largura e apresentam um formato característico à noite.

Interior: alta qualidade, acabamento requintado

O interior também foi retrabalhado e harmonizado com o expressivo design externo. Materiais de alta qualidade e áreas subdivididas com junções precisas e curvas acentuadas reforçam a impressão generalizada de alta qualidade no generoso interior do carro.

Uma novidade é o acabamento em dois níveis que se estende por todo o painel. Ele pode ser escolhido em duas opções de madeira (Wood e Ash Tree Black). O desenho das saídas de ar também é novo, assim como o relógio analógico posicionado entre as duas aberturas centrais da ventilação.

O harmonioso interior se caracteriza pelo console central sem alavanca de mudanças, assim como pelo novo volante multifuncional com a alavanca DIRECT SELECT e palhetas de comando do câmbio automático (shift paddles).

Equipamentos: alto grau de luxo de série

A versão alongada do Classe E está sendo lançada na China nas versões E 260 L, E 300 L e E 400 L. Há duas opções adicionais de acabamento, o luxuoso Sedan e o Sport Sedan. Este último traz consigo o vigoroso design AMG na frente e na traseira, novas saias laterais AMG e rodas AMG especiais. O luxuoso conjunto de equipamentos e detalhes é típico da marca AMG. Começando pelo E 260 L, a relação inclui faróis de LEDs, teto solar elétrico, controle de climatização com duas zonas, Parktronic e COMAND DVD.

Novos equipamentos são oferecidos opcionalmente para os outros modelos:

  • A câmera 360° compreende um sistema de várias câmeras de curto alcance para auxiliar no estacionamento e manobras. Além das funções da câmera de ré, o sistema permite monitorar as áreas ao lado e diretamente à frente do veículo, ajudando assim a evitar colisões devido à desatenção ao manobrar o carro.
  • Todas as funções dos faróis que fazem parte do Intelligent Light System (sistema de iluminação inteligente) utilizam a eficiente e econômica tecnologia LED. Essas funções adaptam a distribuição da luz a cada situação de condução, dando assim uma importante contribuição para a segurança.
  • O sistema ECO start/stop reduz o consumo de combustível e as emissões, desligando o motor automaticamente quando o veículo estiver parado.

Segurança: muitas inovações

Além do luxuoso equipamento, o tradicional padrão de segurança Mercedes-Benz também introduz novos parâmetros. Entre vários itens exclusivos figura o PRE-SAFE, sistema de proteção preventiva dos ocupantes com limitadores de força nos cintos de segurança e airbags laterais em todos os bancos externos, além da detecção de sonolência pelo ATTENTION ASSIST. O volume do porta-malas, 540 litros, é o maior do segmento.

Entre os destaques do E 400 L Sport Sedan estão os substancialmente aprimorados sistemas de assistência no pacote Driving Assistance Plus. Eles incluem as seguintes inovações:

  • DISTRONIC PLUS com Steering Assist (assistência de direção) pode ajudar o motorista a manter o carro na faixa, assim como acompanhar o fluxo de tráfego semiautomaticamente.
  • Pela primeira vez, o sistema de assistência de frenagem BAS PLUS com Junction Assist (assistência de esquinas) consegue detectar o tráfego transversal e também pedestres, amplificando a força aplicada pelo motorista no pedal do freio conforme a necessidade.
  • O sistema PRE-SAFE Brake pode detectar pedestres e iniciar a frenagem automaticamente para evitar atropelamento em velocidades até 50 km/h.
  • O PRE-SAFE PLUS pode detectar uma colisão traseira iminente. O motorista do veículo que vai atrás é alertado pela ativação das luzes de emergência traseiras com frequência acelerada. O sistema PRE-SAFE aciona então a proteção dos ocupantes para reduzir as forças a que serão possivelmente submetidos. Caso aconteça uma colisão traseira, ele também pode aplicar o freio de estacionamento do veículo automaticamente, para evitar acidentes secundários.
  • O Active Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa) agora pode detectar quando a faixa ao lado está ocupada, inclusive a aproximação de carros no sentido contrário. Quando há risco de colisão, o sistema também pode evitar que o veículo saia de sua faixa de forma não intencional quando houver linhas de sinalização contínuas, aplicando os freios num dos lados do carro. Por isso, ele é um complemento ideal para o Active Blind Spot Assist (sistema de alerta para pontos cegos).

Motores e suspensão: ênfase no máximo conforto

O Classe E L está sendo lançado com três opções de sofisticados motores a gasolina com alto torque: o E 260 L BlueEFFICIENCY, com 150 kW (204 cv), com quatro cilindros e injeção direta, e os modelos seis cilindros E 300 L, com 180 kW (245 cv) e E 400 L, com 245 kW (333 cv). Outros motores serão oferecidos em breve como, por exemplo, no E 400 L HYBRID, que está exposto também em Xangai. Todos os modelos trazem transmissão automática de série. O sistema de controle da transmissão é autoajustável e adapta os pontos de troca das marchas ao estilo individual do motorista.

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz.