14 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

Opel Astra Sport Tourer

Com apenas 1188 quilos, 4,7 metros de comprimento e 1,9 metros de lagura, o novo Opel Astra Sport Tourer impressiona com sua robustez e seu espaço interno chegando aos 1.630 litros de capacidade no porta-malas, mesmo sendo uma station wagon de médio porte.

Além desse espaço todo o Astra Sport Tourer conta também com a nova tecnologia mundial dos veículos GM, Open&Star, de acionamento da partida sem a chave e o sensor de pé para abertura da porta traseira, quando o condutor precisa usar o porta-malas com as mãos ocupadas.

A gama de motorizações, com potências entre 105 cv e 200 cv (consumos de 3,4 a 6,2 l/100 km e emissões de 89 a 142 g/km), contribui também para todo o conjunto de virtudes. O novo Astra Sports Tourer vem equipado apenas com motores de última geração. Os motores a diesel e gasolina com cilindradas entre 1.0 e 1.6 combinam a mais elevada eficiência com uma excelente capacidade de resposta e suavidade de funcionamento.

A nova linha de motores é o 1.6 BiTurbo CDTI a diesel. Este propulsor especialmente compacto debita 160 cv de potência e 350 Nm de binário máximo em apenas 1500 rpm. A superioridade deste 1.6 com injeção direta ‘common rail’ vem do sistema de sobrealimentação com dois turbocompressores. A primeira turbina é de geometria variável e assegura pronta resposta nas rotações mais baixas. O Astra Sports Tourer 1.6 BiTurbo CDTI precisa de apenas 8,1 segundos para recuperar de 80 a 120 km/h.

 

Mesmo com essa potência surge uma surpreendente economia de combustível. Com caixa manual de seis velocidades, sistema Start/Stop e pneus de baixa resistência ao rolamento, o consumo médio situa-se em 4,1 litros de diesel por cada 100 km. Com o novo motor, a oferta diesel da gama Astra alarga-se para três opções, todas baseadas no mesmo elogiado bloco, com níveis de potências de 110, 136 e 160 cv.

Do lado da oferta a gasolina, a Opel tem três opções, incluindo o motor em alumínio 1.0 Turbo de três cilindros, o 1.4 Turbo de quatro cilindros e o topo de gama 1.6 Turbo, todos da nova geração de motores da marca alemã. A unidade 1.6 Turbo, com injeção direta e 200 cv de potência, debita um notável binário de 300 Nm (em overboost). Com pneus de baixa resistência ao rolamento, o consumo médio fixa-se em apenas 6,0 l/100 km e as emissões de CO2 em 139 g/km.

À ‘station wagonAstra Sports Tourer tem ocupado até hoje uma fatia de cerca de 30 por cento das vendas Astra na Europa. O novo modelo chegou ao mercado português em abril.

Por: Claudio P. Oliveira
Fonte: Media Opel © GM Company.