14 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

NOVA MERCEDES-BENZ CLS 350

A Mercedes-Benz já disponibiliza em sua rede de concessionários no Brasil a nova geração da CLS 350, o carro que, em 2003, foi apresentado e criou o conceito de uma nova categoria: o cupê com quatro portas. Revolucionária, a CLS combinava pela primeira vez a elegância e dinamismo de um cupê com o conforto e a funcionalidade de um sedã, e foi recebida entusiasticamente pelo mercado.

A CLS reforça ainda mais os valores de fascinação da marca Mercedes-Benz. O modelo impressiona pelo seu design dinâmico e esportivo, com valores estéticos que demonstram o status, sucesso e individualidade do seu condutor.

Por muitos anos, a CLS se manteve sem concorrentes como o único cupê com quatro portas de sua categoria. Desde outubro de 2004, foi escolhida por mais de 170 mil compradores em todo o mundo. “Clientes do mundo todo nos recompensaram pela ousadia de lançar um conceito de veículo totalmente novo no mercado”, explica o Dr. Joachim Schmidt, Chefe de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz. “Com seu design empolgante e sua esportividade refinada, a nova edição da CLS se beneficia do fato de estarmos uma geração inteira à frente da concorrência com nosso novo coupé de quatro portas”.

Motor: maior potência, mais eficiência

Eficiência no mais alto nível é a característica do motor da nova Mercedes-Benz CLS 350. O motor BlueEFFICIENCY da CLS 350 tem 306 cv de potência. A potência e o torque são maiores do que no modelo anterior mas, ao mesmo tempo, o consumo de combustível foi drasticamente reduzido.

O elevado torque do motor V6 com 3.498 cm³, que chega a um máximo de 370 Nm, se mantém praticamente constante entre 3.500 e 5.250 rpm. Esta característica, associada ao câmbio inteligente 7G-Tronic, asseguram um desempenho à altura da expectativa gerada pelo dinamismo das linhas da CLS: aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Construção leve e aerodinâmica: contribuições para maior eficiência

A construção leve e inteligente da nova CLS desempenha um papel decisivo para resolver o clássico conflito de objetivos entre baixo peso e alta resistência. Por isso, a CLS é o primeiro veículo da Mercedes-Benz a ter portas sem molduras, totalmente de alumínio. Elas são feitas de painéis de alumínio repuxado e elementos de seções extrudadas e, comparadas com portas convencionais de aço, são aproximadamente 24 quilos mais leves.  Além das portas, o capô, tampa do porta-malas, porta-pacotes traseiro, vários perfis de apoio e grande parte da suspensão e do motor também são totalmente de alumínio. Graças a este novo sistema de construção, a CLS 350 pesa 1.735 kg, número significativo ante suas dimensões: 4,940 mm de comprimento, 1,416 mm de altura e  2,075 mm de largura.

A aerodinâmica também desempenha um papel importante na eficiência da Mercedes-Benz CLS. Apesar de o novo modelo ser mais largo do que o anterior e, por isso, apresentar maior área frontal, foi possível reduzir a resistência ao vento em até 10%. Isto graças à melhora de 13% do coeficiente de resistência aerodinâmica (Cd = 0,27).

Direção com assistência eletromecânica: uma nova experiência

Reunir o melhor em comportamento dinâmico com o máximo em conforto para longos percursos foi o desafio proposto aos designers e desenvolvedores do sistema de suspensão do novo cupê. O objetivo do projeto era não menos que ser o resumo do estilo esportivo tanto na forma como na função. Para alcançá-lo, o sistema de suspensão, que já havia merecido elogios tanto da imprensa especializada como do público quando introduzido na nova Classe E, foi completamente recalibrado e incrementado com um novo componente fundamental: o sistema de assistência de direção eletromecânico, que estreou mundialmente na nova CLS. Esta inovação pioneira traz uma nova e radical contribuição para o relacionamento entre o motorista, o carro e a estrada, dando aos engenheiros da Mercedes-Benz liberdade para escolher e programar muitos dos parâmetros que influenciam a sensibilidade do volante.

Para a suspensão da frente, foi desenvolvido um eixo dianteiro com três braços – como o da Classe E -, especificamente criado para a nova CLS. A suspensão traseira multilink com construção leve, ligada a um subchassi, como a usada na nova Classe E, foi adotada na CLS devido a suas insuperáveis qualidades quanto ao posicionamento das rodas. Em comparação com a CLS anterior, todos os componentes foram modificados para proporcionar maior conforto, juntamente com melhor comportamento dinâmico.

 Faróis em LED de alta performance: maior visibilidade e total funcionalidade

A CLS é o primeiro carro de passageiros do mundo a oferecer faróis LED High Performance, que combinam os elementos em LEDs, similares aos usados nas luzes de uso diurno, com o desempenho, funcionalidade e eficiência energética da atual geração bi-xenônio (como opcionais). Este sistema de iluminação incluiu, pela primeira vez, o Intelligent Light System já comprovado em modelos da Mercedes que utilizam lâmpadas bi-xenônio combinadas com tecnologia LED. Com um total de 71 LEDs, os fascinantes faróis destacam a inconfundível aparência da CLS. Os especialistas em iluminação da Mercedes-Benz utilizaram, pela primeira vez, a tecnologia LED com o inovador sistema para farol alto adaptável (Adaptive Highbeam Assist), obtendo um nível de segurança ainda mais elevado para a direção noturna.

Diferentemente dos primeiros veículos equipados com faróis em LEDs, não houve concessões em relação à funcionalidade e desempenho da tecnologia de iluminação. Outros pontos a favor dessa tecnologia de iluminação: a vida média de um LED fica em torno de 10 mil horas, cerca de cinco vezes mais do que a de uma lâmpada de xenônio. Além disso, os faróis em LED se aproximam da cor da luz solar. Isto significa que a iluminação com LEDs é mais adaptada à percepção humana normal e que o motorista desfruta de maior claridade ao dirigir à noite. Estudos demonstraram que quanto mais próxima a cor da luz artificial estiver da luz do dia, menor esforço é exigido dos olhos. Com temperatura de cor de 5.500 graus Kelvin, a luz dos LEDs é mais próxima da luz do dia (6.500°K) do que a de xenônio (4.200°K).

 Novos sistemas de assistência à direção: maior segurança

Com elevado nível de segurança, a CLS 350 apresenta sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. O PRE-SAFE, ao detectar uma possível colisão, aciona os ajustes dos cintos de segurança, regula os bancos e a inclinação dos encostos de cabeça, segurando os passageiros junto aos assentos para evitar o chicoteamento da cabeça e o impacto do airbag em caso de acidentes.

Outros sistemas de segurança são: Parktronic incluindo Orientação de Estacionamento, que auxilia o motorista na procura de uma vaga e a estacionar o veículo; e o Neck-Pro, apoios de cabeça dos bancos dianteiros acionados em caso de colisão traseira, para proteger o pescoço dos ocupantes contra o denominado “efeito chicote”.

Além disso, a proteção é reforçada pelos airbags frontais de duplo estágio, airbags laterais na dianteira e traseira, protetores tipo cortina para as janelas laterais e airbag lombar.

Exterior: cupê clássico, dianteira marcante

A nova CLS mantém o papel pioneiro de seu antecessor e, ao mesmo tempo, mostra ser uma nova estrela no mundo do automóvel. O design inovador da dianteira do carro atrai os olhares imediatamente, com traços que remetem à Mercedes-Benz SLS AMG. Visualmente, a grade do radiador não está integrada ao capô, tendo uma conformação à parte. O destaque é o capô ainda mais longo e esportivo. A grade é dominada pela grande estrela central, que marca a relação do carro com os outros cupês da marca e reforça sua identidade.

O contorno típico do CLS, com suas elegantes proporções alongadas, é o atributo dominante do novo modelo. O efeito das formas dinâmicas foi reforçado pela nova inter-relação entre linhas e superfícies. A saliência sobre as rodas dianteiras desce em direção à traseira.  Esta característica de design, chamada pelos designers de “droping line”, é uma nova interpretação de um elemento de estilo reminiscente da riqueza de formas presente nos carros esportivos históricos da Mercedes-Benz. A linha de ombros marcante e muscular sobre o eixo traseiro e os arcos de rodas salientes ressaltam o visual robusto da nova CLS.

 

Interior: estilo e qualidade de vida

O interior da CLS se distingue pelo design atemporal, que combina elegância com detalhes inovadores e perfeição de manufatura. Chama a atenção o efeito envolvente do cockpit: a linha superior vai da porta do motorista à do passageiro da frente, passando sobre o suporte do painel de instrumentos. O mostrador central também foi integrado harmoniosamente à parte superior do painel. Ao mesmo tempo, a linha declinante lateral nas portas segue o mesmo traço da “droping line” externa.

O volante multifuncional é revestido em couro. Pioneira em design, a CLS estabelece novos padrões para o interior. Acabamento interno Light Brown com três tipos de couro estão disponíveis: Preto, Bege Amêndoa e Cinza Alpaca.

 A CLS faz por merecer seu papel de ícone do design pelos materiais inovadores que utiliza. Um exemplo é o fascinante jogo entre superfícies metálicas com acabamento acetinado e brilhante. Com seus luxuosos detalhes de acabamento visíveis no suporte do painel de instrumentos, console central e nos painéis das portas, a CLS exala esportividade.

Alto conforto é parte da tradição da marca Mercedes-Benz. A CLS 350 vem equipada de série com sistema de ar condicionado Thermotronic com três zonas de ajuste, assentos dianteiros com regulagem elétrica e memória e posicionamento da direção ajustado eletricamente. Também apresenta conexão Bluetooth para telefone celular, sistema de som Harman-Kardon Logic 7 integrado ao Music Register com HD interno de 6 GB, entrada auxiliar e leitor de cartão SD, conexões diretas para MP3 player, iPod e USB. Tudo isso com o apoio da tela APS de 7 polegadas com DVD e sintonizador para televisão.

Estacionar a CLS 350 é fácil, graças ao sistema Parktronik e à câmera traseira. O porta-malas tem fechamento automático e o acesso ao carro é simplificado pelo sistema Keyless-Go, que dispensa o uso da chave para abrir a porta e dar a partida no motor.

A CLS 350 está disponível em dez diferentes cores, sendo nove delas metálicas.

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz.