6 de maio de 2021

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GOODYEAR PNEUS QUE NÃO MURCHAM

Novo Pneu Goodyear pode tornar bombas obsoletas; Governo americano pode ajudar no desenvolvimento do projeto com subsídios.

Os dias de calibragem dos pneus de seu veículos podem estar contados e se tornarem uma memória distante graças a uma inovação em desenvolvimento nos laboratórios da Goodyear Tire & Rubber Company.

Excuir todo esse processo de calibragem, procura por uma bomba e custo para manutenção pode significar uma poupança real na bomba de combustível.

Se você dirige um veículo de passageiros ou um caminhão comercial, pneus que não murcham resultariam em um percentual de 2,5 a 3,3 por cento na diminuição do consumo de combustível, de acordo com pesquisa do governo e da indústria norte amiricana. A preços de hoje, que se traduz em cerca de 12 centavos de dólar por galão na bomba.

Pneus inflados corretamente também resultariam em emissões mais baixas, maior vida útil do pneu, maior segurança e melhoria no desempenho do veículo.

Os componentes do sistema  incluirá uma bomba em miniatura que será totalmente contido dentro do pneu, informou o Departamento de Tecnologia e Manutenção da Goodyear.

“Enquanto a tecnologia é complexa, a idéia por trás do sistema AMT é relativamente simples e alimentado pelo próprio pneu que rola na estrada”, disse Jean Claude Kihn, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear.

“Um pneu que pode manter a sua própria calibragem é algo que os motoristas têm procurado por muitos anos. A Goodyear assumiu este desafio e os progressos que fizemos é muito encorajador “, disse Kihn. “Este sistema vai trazer o tipo de avanço tecnológico que as pessoas vão se perguntar, como vivemos sem isso até hoje”.

A Goodyear não forneceu uma estimativa de quando essa tecnologia estará disponível nas lojas, mas disse que o calendário será acelerada devido aos subsídios governamentais nas recentes pesquisas nos Estados Unidos e União Europeia.

O Departamento de Energia do Instituto de Tecnologia de Veículos dos Estados Unidos  anunciou no ultimo 10 de agosto uma doação de US $ 1,5 milhão para pesquisa, desenvolvimento e demonstração do sistema AMT para pneus de caminhões comerciais. A verba será administrada pelo Laboratório Nacional de Tecnologia e Energia e os trabalhos serão realizados no Centro de Inovação da Goodyear em Akron, Ohio.

Em julho, a Goodyear recebeu com sucesso uma bolsa do governo de Luxemburgo para pesquisa e desenvolvimento do sistema  AMT para os pneus do consumidor. Esse trabalho será realizado no Centro de Inovação da Goodyear em Colmar-Berg, no Luxemburgo.

“Embora há semelhança no conceito, existem diferenças significativas nos sistemas de AMT para os pneus de consumo e comerciais”, disse Kihn. “O apoio tangível dos EUA e o governo de Luxemburgo ressaltam o valor deste projeto e os muitos benefícios positivos que ele pode trazer a todo o mundo.”

Além disso, o escritório do DOE, Departamento de Energia do Instituto de Tecnologia de Veículos dos Estados Unidos, também anunciou hoje que vai conceder um subsídio de US $ 1,5 milhão para um projeto conjunto entre a PPG Industries e a Goodyear para melhorar a resistência ao rolamento e eficiência de combustível dos pneus. O objetivo do projeto é aumentar a eficiência média do combustível nas frotas de veículos de passageiros através do uso de um novo piso.

Fonte: Imprensa Goodyear.