14 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

DODGE JOURNEY 2012 COM NOVO MOTOR

O Dodge Journey passou por uma grande reformulação para o modelo 2012. A maior delas está na mecânica. O motor agora é o moderno Pentastar V6 de 3,6 litros, que desenvolve 280 cv, quase 100 cv a mais que o propulsor anterior, 2.7 V6. Com transmissão automática de seis marchas, o crossover oferece desempenho muito superior, gastando menos gasolina que antes.

Para se adequar aos níveis mais elevados de performance que é capaz de atingir, o Dodge Journey 2012 traz um novo ajuste da suspensão, independente nas quatro rodas, mantendo uma alta dose de conforto.

A praticidade continua sendo um ponto alto, graças – entre outros motivos – ao banco do passageiro dobrável e com gaveta de armazenamento e aos dois nichos localizados no assoalho da segunda fileira de bancos. No generoso porta-malas, há dois bancos rebatíveis e reclináveis que ficam no nível do piso, quando não são utilizados. Desse modo, o Dodge Journey pode abrigar até sete ocupantes em seu habitáculo.

A tecnologia embarcada está muito presente no Dodge Journey, por meio do sistema “Enter-N-Go” que dispensa o uso da chave para entrar no veículo e dar a partida. O motor é acionado por meio de um botão no painel. Outro recurso avançado é o sistema multimídia “Uconnect”, que conta com alto-falantes Alpine, tela de cristal líquido sensível ao toque, entrada USB e conexão Bluetooth. O aparelho é capaz de parear sete telefones celulares ao mesmo tempo, com 1.000 entradas de agenda para cada um. O “Uconnect” pode funcionar ainda como controlador total de iPod, iPhone e iPad.

O Dodge Journey 2012 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atingir a velocidade máxima de 208 km/h, números surpreendentes para um veículo de seu porte e proposta. Além de tamanho desempenho, o motor Pentastar V6 se destaca pela eficiência. O consumo médio de gasolina é de 9,6 km/l e em uso rodoviário, o gasto é de 12,8 km/l. Com tanque de 77,6 litros, a autonomia máxima é de 993 km.

O alto nível de refinamento interno do Dodge Journey não é comum de ser encontrado em veículos concorrentes. O painel coberto com material macio ao toque é fabricado em peça única, eliminando ruídos e vibrações indesejáveis.

No centro do quadro de instrumentos se destaca o EVIC, sigla inglesa para centro de eletrônico de informação do veículo. Por meio dele, é possível checar a temperatura exata do líquido de arrefecimento, do óleo do câmbio e até a quantidade de horas de uso do motor, além de dados comuns a outros computadores de bordo, como autonomia e consumo médio.

No console central, o apóia-braço é corrediço e serve de tampa para um espaçoso porta-objetos, que inclui tomada de 12 V e entrada USB, para conectar um pen drive ou tocador de MP3 sem deixar nada à mostra.

O Dodge Journey 2012 traz ainda itens raros em sua categoria, como bancos dianteiros aquecidos, banco do motorista com ajuste lombar e regulagem elétrica em 6 direções e ar-condicionado digital automático com controle e saídas independentes para os passageiros da segunda e terceira fileiras. Para os ocupantes dianteiros, é possível escolher duas temperaturas diferentes.

Há três anos consecutivos, o Dodge Journey é um dos destaques da eleição da entidade independente IIHS (Insurance Institute for highway Safety), dos Estados Unidos, formada por seguradoras para promover a segurança rodoviária. O veículo é equipado com mais de 40 itens que protegem os ocupantes ou evitam acidentes, como 6 air bags (frontais, laterais e de cortina), apoios de cabeça dianteiros ativos, controle eletrônico de estabilidade (ESC) que engloba controle de tração e sensores anticapotamento e de oscilação de reboque e freios a disco nas quatro rodas com ABS, entre outros.

Do lado de fora, o Dodge Journey 2012 mantém as linhas limpas, esculpidas e agressivas, exibindo uma grade de quatro quadrantes com fundo em colméia. Os para-choques tem apliques esportivos, sendo que o dianteiro engloba os faróis de neblina e o traseiro, as duas saídas de escapamento. Atrás, se destacam ainda as lanternas com LEDs. As rodas são de alumínio de 17 polegadas na versão SXT e de 19 polegadas na R/T.

 

Os clientes podem escolher entre oito opções de cores para a carroceria: cinza (Storming Grey Pear Coat), cobre (Copperhead Pear Coat), pérola (Pearl White Tricoat), prata (Bright Silver Metallic), azul (Blue Pearl Coat), branco, preto (Brilliant Black Pearl) e vermelho (Brilliant Red Pearl).

O Dodge Journey 2012 já está nas concessionárias e é produzido em Toluca, no México.

Fonte: Imprensa Crysler.