13 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

COFIRA MAIS DE 200 FOTOS DO SIVA 2011

Nesta última semana de novembro, a cidade de São Paulo recebe dois importantes eventos do setor automotivo. O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que completa 40 anos de atividade, e a estreia do Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA), promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e o Automóvel Clube do Brasil, com o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).

Os cerca de 30 mil visitantes esperados para o SIVA poderão traçar uma verdadeira ‘linha do tempo’ com os veículos que marcaram a evolução da indústria automotiva, desde Ford modelo T, que popularizou o automóvel, e os expoentes em tecnologia em Interlagos. Além da experiência de entrar num dos 300 veículos que estarão em exposição, o evento organizará um leilão de clássicos antigos com a premiação dos melhores veículos. No mesmo espaço, colecionadores poderão comprar acessórios e peças.

O leilão seguirá os critérios do Hagi (Historic Automobile Group International), a carteira de índices que determina valores de carros raros e clássicos. De acordo com o Hagi, o sucesso de um carro que disputa campeonatos de velocidade pode superar de 300 a 400% o valor final do veículo. Porém, se restaurado, o veículo pode ser menos valioso do que o original.

No mundo inteiro, o mercado de carros antigos de luxo é restrito e seletivo e por isso, a excelência dos eventos destinados a esse nicho é essencial. Nos Estados Unidos, por exemplo, o evento The Pebble Beach Concours d’Elegance, que existe desde o início da década de 50, consiste no sofisticado encontro anual de donos dos mais raros e bem preservados carros antigos, que é realizado no Clube Privativo de Pebble Beach

Fonte: 2PRÓ Comunicação e Rede Alcantara Machado.

Fotos: Claudio Pires