14 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

Cigarette AMG Electric Drive

A Mercedes-AMG e a Cigarette Racing lançaram no Miami International Boat Show o último resultado da parceria entre as duas empresas. Numerosos componentes do superesportivo SLS AMG Coupé Electric Drive foram integrados ao design da lancha “Cigarette AMG Electric Drive Concept“. O sistema de propulsão de alto desempenho que equipa o automóvel torna esta embarcação offshore o barco com propulsão elétrica mais potente e veloz do mundo.  Com potência de 1.656 kW e torque máximo de 3.000 Nm, a “Cigarette AMG Electric Drive Concept” é um novo e fascinante desenvolvimento. 

A inspiração para o sistema propulsor estava muito próxima para a empresa americana, pois o SLS AMG Coupé Electric Drive é o veículo produzido em série mais potente e veloz disponível nos Estados Unidos. A tecnologia, desempenho e design da lancha da Cigarette são baseados estreitamente no veículo elétrico superesportivo feito em Affalterbach, Alemanha.  O projeto conjunto destaca a liderança tecnológica detida pela Mercedes-AMG e a Cigarette Racing.

Com 38 pés (11,6 metros) de comprimento, a “Cigarette AMG Electric Drive Concept” tem acabamento em “AMG Electricbeam Magno“, a pintura cromada fosca reservada com exclusividade para o SLS AMG Coupé Electric Drive. Ostentando orgulhosamente logos da AMG GmbH nas laterais, a lancha é um claro sinal da aliança entre a fabricante de barcos e a Mercedes-AMG GmbH. As características do design exemplificam também a transferência de tecnologia entre o “asas de gaivota” e a embarcação.

O Mercedes-AMG utiliza duas unidades propulsoras, cada uma com seis motores elétricos independentes. Na parte traseira do barco, cada unidade propulsora tem sua própria transmissão, uma à esquerda e outra à direita. Um olhar sobre os dados do motor mostra que o barco está equipado com 12 motores elétricos síncronos compactos com imãs permanentes e refrigerados a água que fazem parte da assinatura tecnológica do SLS AMG Coupé Electric Drive. Cada um dos motores fornece 138 kW e 250 Nm. A potência máxima de 1.656 kW e o torque máximo de 3.000 Nm combinam-se para levar a lancha à impressionante velocidade de 160 km/h, o que faz da “Cigarette AMG Electric Drive Concept” – totalmente livre de emissões na operação – o barco a motor elétrico mais veloz do mundo.

Da mesma forma que no SLS AMG Coupé Electric Drive, os motores e a bateria da “Cigarette AMG Electric Drive Concept” são dispostos de forma ideal. O baixo centro de gravidade e a distribuição de pesos otimizada garantem excelentes características de pilotagem durante as mais radicais mudanças de direção.

Principais dados técnicos:

  SLS AMG Coupé Electric Drive Cigarette AMG Electric Drive Concept **
Potência máxima 552 kW 1.656 kW
Torque 1.000 Nm 3.000 Nm
Velocidade máxima 250 km/h* mais de 160 km/h
Capacidade da bateria 60 kWh 240 kWh


* limitada eletronicamente; ** dados preliminares

 

Alta tecnologia da Fórmula 1: bateria de íons de lítio de alta voltagem

Eficiência da bateria, desempenho e peso: a Mercedes-AMG estabelece novos padrões nas três áreas. A bateria de alta voltagem do SLS AMG Coupé Electric Drive acumula uma energia de 60 kWh, tem um potencial de 600 kW e pesa 548 kg. Todos esses valores são absolutamente os melhores do setor automotivo. Refrigerada a água, a bateria de íons de lítio de alta voltagem tem desenho modular e voltagem máxima de 400 V. Ela consiste de 12 módulos, cada um com 72 células de íons de lítio.  A Cigarette reúne quatro baterias de alta tecnologia, com um total de 48 módulos e 3.456 células que geram uma capacidade total de 240 kWh e uma potência de 2.400 kW – números de referência que merecem o respeito até mesmo da indústria da construção naval.

Tecnologia avançada e know-how do mundo da Fórmula 1 foram utilizados durante o desenvolvimento da bateria, que é resultado da cooperação entre a Mercedes-AMG GmbH, de Affalterbach, e a Mercedes AMG High Performance Powertrains Ltd. Com sede em Brixworth, na Inglaterra, esta empresa tem trabalhado em conjunto com a Mercedes-AMG por muitos anos.

A “Cigarette AMG Electric Drive Concept” é equipada de série com dois geradores de bordo de 22 kW do SLS AMG Coupé Electric Drive adaptados para os padrões de infraestrutura da maioria das marinas americanas. O barco tem capacidade de geração de 44 kW. A bateria é carregada totalmente em aproximadamente sete horas. Para reduzir o tempo de carga para menos de três horas, a lancha pode ser equipada, opcionalmente, com quatro geradores de bordo.

Design, acabamento e cockpit com elementos exclusivos da AMG

O design e os itens de acabamento refletem as características dinâmicas da “Cigarette AMG Electric Drive Concept“. Os exclusivos assentos esportivos Cigarette Racing combinam com os vários elementos da cabine em fibra de carbono. O conceito do painel do SLS AMG Coupé Electric Drive também pode ser visto atrás do volante: com mostradores pintados com o acabamento exclusivo “AMG Electricbeam magno” e ostentando logos AMG, os instrumentos fornecem informações sobre a potência momentânea dos motores, velocidade, voltagem da bateria e, naturalmente, o nível de carga das baterias.

Mercedes-AMG e Cigarette Racing – uma aliança nascida em 2007

A Mercedes-AMG e a Cigarette Racing vêm trabalhando em colaboração desde 2007. Os resultados dessa colaboração foram marcados pelo lançamento de duas embarcações exclusivas, em 2010 e 2012. A “46′ Rider Inspired by AMG” foi o barco de estreia: a tecnologia, design e equipamento foram profundamente baseados no SLS AMG asas de gaivota lançado em 2009. A “Inspired by AMG Black Series 50′ Marauder” foi a seguinte, em 2012 – uma lancha inspirada fundamentalmente no C 63 AMG Coupé Black Series.

Na terra ou na água, desempenho é o que une a Mercedes-AMG e a Cigarette Racing. De forma semelhante aos carros superesportivos da Mercedes-AMG, as lanchas de alta performance com comprimento entre 38 e 55 pés (11,6 a 16,8 metros) dos especialistas americanos figuram entre as máquinas mais rápidas e exclusivas do mundo.  Os barcos são produzidos por encomenda, manufaturados a mão para entusiastas e testados sob condições extremas.  A Mercedes-AMG e a Cigarette Racing também têm DNAs similares: ambas nasceram em meio às corridas e continuam dedicadas a esta paixão.

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz.