14 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

CARROLL SHELBY 1923-2012

Nesta sexta-feira, 11 de maio de 2012, o mundo do automobilismo perdeu um de seus maiores representantes, o lendário Carroll Shelby.

Shelby começou sua carreira como piloto depois da Segunda Guerra Mundial mas parou anos depois por motivos de saúde.

Em cima de um Ford V8 e inspirado nos pequenos roadsters britânicos lançou seu primeiro sucesso, o Shelby Cobra e encontrou sua verdadeira vocação na preparação e concepção de carros esportivos. O Cobra dominou as corridas na América do Norte e teve grande sucesso na Europa durante os anos 60, com o Shelby Cobra Daytona coupe.

Shelby trabalhou com a Ford para fazer um campeão, o Shelby Mustang, no circuito Trans-Am. A partir daí a Ford começou a comercialialização de uma versão em alto desempenho do então lançado Shelby GT-350 e até hoje mantém essa história viva no recém chegado Mustang Shelby 1000, versão com apenas 50 exemplares de 1115 cavalos de potência.

 

“Hoje nós perdemos uma lenda na história da Ford Motor Company. Minha família e eu perdi um grande amigo “, disse Edsel B., do Conselho de Administração da Ford Motor Company e neto do fundador da companhia, Henry Ford. Carroll Shelby era um grande entre os maiores no mundo dos carros de alto desempenho, era bem sucedido em tudo o que tocava. Seu entusiasmo e sua paixão por carros foram excepcionais por seis décadas, inspirou a todos que trabalharam com ele durante os anos 60 e contribuiu para a dominação da Ford Racing, ou mais tarde, quando projetou alguns dos mais famosos Mustangs. Foi um grande inovador e uma lenda na Ford e nunca será esquecido. Oramos por sua família e amigos.

Por: Claudio Pires.