14 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

BMW i8 chega ao Brasil em 2015

Lançado no dia 10 de setembro, o BMW i8 é o segundo modelo da submarca BMW i e o primeiro automóvel híbrido plug in fabricado pela montadora. O BMW i8 é um símbolo do progresso, pois combina a potência impressionante de um esportivo com um elevado grau de eficiência, em uma interpretação revolucionária do conceito premium.

Com assentos 2+2 e arquitetura LifeDrive desenvolvida especialmente para a submarca BMW i, a carroceria conta com uma aerodinâmica inovadora, e o interior possui um design visionário que oferece uma intensa experiência ao dirigir. A cédula de passageiros Life é feita em plástico reforçado com fibra carbono (CFRP); já o modulo Drive, feito de alumínio, é composto pelo chassi, estruturas de alto impacto e o trem de força híbrido. Toda esta técnologia resulta em um peso de 1.490 kg, coeficiente aerodinâmico de 0,26, centro de gravidade extremamente baixo (abaixo de 460 milímetros) e uma distribuição perfeita do peso de 50:50.

O visual traz toda emoção orientada em torno do já estabelecido design da submarca BMW i. Com as clássicas proporções dos carros esportivos e os modernos aspectos do design da BMW, as portas do BMW i8 abrem para cima (como asas), o desenho do carro é de linhas limpas, os faróis de LED já vem de fábrica, e há como opcional o inovador farol a laser (único no mundo e exclusivo da marca).

O sistema híbrido plug in, desenvolvido e fabricado pelo BMW Group, representa o que há de mais novo no estágio de desenvolvimento do Efficient Dynamics e conta com um motor 1.5 litros a gasolina de três cilindros e a tecnologia TwinPower Turbo, gerando 170Kw/231cv e torque máximo de 320 Nm (236 lb-ft) distribuído nas rodas traseiras via um câmbio automático de seis velocidades. O carro também conta com um motor elétrico que envia às rodas dianteiras 96kw/131cv e um torque máximo de 250 Nm (184 lb-ft) via uma transmissão de dois estágios automática. A bateria de alta voltagem é de íons de lítio com refrigeração líquida e capacidade de uso de 5kWh.

A combinação das tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW eDrive somado com um inteligente sistema de produção e gestão de energia gera uma potência total de 266Kw/362hp (torque máximo de 570 Nm/ 420 lb-ft), o que dá ao BMW i8 as características de performance de um genuíno carro esportivo (0 – 100km/h em 4,4 segundos), combinado com um consumo de gasolina e emissões extremamente baixo e comparável ao de um carro compacto. A tração integral (AWD) oferece uma experiência de direção ótima, com distribuição de torque dinâmica.

O seletor de modo de condução Driving Experience e o eDrive permitem ao motorista escolher entre cinco modos de condução;

  • Autonomia de até 35 quilômetros exclusivamente elétrica e com uma velocidade máxima de 120 km/h;
  • O modo COMFORT oferece melhor equilíbrio entre a dinâmica de condução e a eficiência, que no dia-a-dia oferece mais de 500 quilômetros de autonomia;
  • O modo SPORT, com uma dirigibilidade intensa através do motor a combustão e um impulso impressionante gerado pelo motor elétrico;
  • O modo ECO PRO, que pode ser usado de duas maneiras, totalmente elétrico ou híbrido.

 

A sofisticada tecnologia do chassi conta com direção elétrica, controle dinâmico dos amortecedores, rodas de liga em aro 20 e como opcional rodas de carbono.

Construído de forma inteligente e com objetivo de reduzir o peso, o carro conta com elementos incluindo a cédula de passageiros em CFRP, portas com estrutura em alumínio e CFRP, painel de instrumentos com suporte em magnésio, chassi de alumínio e uma divisória entre o compartimento de passageiros e o porta malas feita em Gorilla Glass, um vidro ultra-fino. Tudo isto somado a um conceito de segurança abrangente e uma cédula de sobrevivência rígida ultrarresistente a torções.

O veículo conta com uma extensa gama de equipamentos de série como sistema de navegação profissional com direção proativa para o motor elétrico, display de instrumento totalmente digital, BMW iDrive com controle do display independente e assentos esportivos em couro. Além do mais haverá disponibilidade em quatro cores exteriores e versões de equipamento interior.

O BMW i8 também contará com uma grande variedade recursos do BMW ConnectedDrive: sensor de estacionamento, controle de cruzeiro com função de frenagem, sensor de chuva, função chamada de emergência inteligente, opcionais como Assistente de Luz Alta, Câmera de Ré, Câmera Surround, Assistente de Limite de Velocidade incluindo mensagem não ultrapassar, Sistema anti-colisão com reconhecimento de pedestres e função freio, Head-up display, BMW Entretenimento Online, Serviço de Concierge, Informação de trânsito em tempo real além de outros serviços de mobilidade exclusivamente desenvolvidos para a BMW i.

O cliente do BMW i8 ainda contará com os Serviços específicos desenvolvidos para a submarca BMW i como a BMW i Wallbox para recarga de bateria em casa de forma prática.

O BMW i8 faz parte de um abrangente conceito de sustentabilidade, funcionado como um agente inovador, com utilização de produção em larga escala de fibra de carbono e a montagem de veículo usando 100% de eletricidade renovável, grande proporção de materiais reciclados e uso de materiais manufaturados e tratados de forma ambientalmente amigável.

A chegada do BMW i8 ao Brasil está prevista para 2015.

Fonte: Imprensa BMW Group.