12 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

BMW i3 e BMW i8

O BMW Group exibe sua visão da mobilidade do futuro na forma dos carros-conceito BMW i3 Concept e BMW i8 Concept. Apresentados pela primeira vez, estes veículos-conceito dão uma idéia geral dos primeiros carros elétricos de produção em série da nova submarca BMW i, previstos para lançamento como BMW i3 em 2013 e BMW i8 em 2014.

“Este é mais um marco na história do BMW Group. Como presidente do Conselho e engenheiro, tenho muito orgulho deste projeto”, declarou Norbert Reithofer, presidente do Conselho Administrativo da BMW AG, na estréia dos dois veículos em Frankfurt. “Como a fabricante de carros premium líder mundial, nosso objetivo também é oferecer aos clientes carros elétricos para uso específico”, acrescentou.

Com sua taxa zero de emissão e autonomia de aproximadamente 150 km, o BMW i3 Concept foi desenvolvido especificamente para uso em ambiente urbano, sendo que seu dinâmico motor elétrico de 125 kW e tração traseira garantem um manuseio dinâmico, típico da BMW. Graças à sua inovadora arquitetura LifeDrive com célula do passageiro feita de carbono, o BMW i3 Concept combina um peso extremamente baixo de 1.250 kg com espaço interno ótimo e os mais altos níveis de segurança em caso de colisão. Com quatro assentos e um porta-malas de 200 litros, este veículo é totalmente adequado para o uso diário.

 

“Este veículo marcará o lançamento do primeiro carro produzido em escala, cuja carroceria é feita em grande parte de carbono. É uma revolução em termos de design automotivo”, salientou Klaus Draeger, membro do Conselho e responsável por Desenvolvimento. A aplicação desta nova tecnologia CFRP possibilita uma redução de peso, em comparação com um carro elétrico convencional, de 250 a 350 kg, o que significa um manuseio mais dinâmico e uma maior autonomia. O BMW i3 acelera de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos, enquanto um carregador de alta velocidade repõe 80% da carga da bateria em apenas uma hora.

Graças a uma propulsão livre de emissões e uma cadeia de valor agregado totalmente sustentável, os valores de emissão do ciclo de vida do BMW i3 são pelo menos 33% menores do que os de um carro com motor a combustão altamente eficiente. Se o BMW i3 usar eletricidade de fontes renováveis, estes números atingem uma redução de mais de 50%.

BMW i8 Concept: carro esportivo de nova geração

O BMW i8 Concept acelera de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos e exibe um consumo de combustível de menos de três litros por 100 km. Sua unidade de propulsão híbrida do tipo plug-in com potência de 260 kW proporciona uma autonomia de até 35 km no modo elétrico, suficiente para a maioria dos deslocamentos cotidianos. Para uma condução mais dinâmica ou rotas fora do ambiente urbano, um motor a gasolina de três cilindros e alto desempenho também entra em ação. O carro esportivo atinge uma velocidade máxima controlada eletronicamente de 250 km/h e oferece espaço para até quatro ocupantes. “O BMW i8 Concept é o carro esportivo para uma nova geração, puro, emocional e sustentável”, acrescentou Draeger.

Com a submarca BMW i, o BMW Group reforça sua posição de fabricante automotivo mais inovador e sustentável do mundo, o que se reflete no fato de ele ter sido o líder nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones por seis anos seguidos. Com a BMW i, o BMW Group oferece respostas aos desafios de mobilidade do futuro e ao mesmo tempo busca uma abordagem holística. Além de veículos elétricos premium voltados para um uso específico, a empresa também oferece serviços inteligentes de mobilidade.

 

O foco aqui recai sobre soluções para um melhor uso do espaço de estacionamento, sistemas inteligentes de navegação com informações baseadas em localização, planejamento intermodal de rotas e esquemas de compartilhamento de carro como o DriveNow. Depois da MyCityWay, a ParkatmyHouse marca o segundo investimento da recém-lançada empresa de capital de risco BMW i Ventures em uma empresa fornecedora de serviços de mobilidade baseados na Internet. A Parkatmyhouse permite que indivíduos usem aplicativos de Internet ou de smartphone para alugar seus espaços particulares de estacionamento por períodos curtos ou longos.

 

Tanto o BMW i3 quanto o BMW i8 serão produzidos na fábrica da BMW em Leipzig, Alemanha. Cerca de 400 milhões de euros serão investidos em novos prédios e instalações até 2013, além dos 800 novos empregos que serão criados. A produção de veículos será neutra em termos de CO2 e usará recursos renováveis. Atualmente a empresa está estudando a possibilidade de erguer suas próprias turbinas movidas a vento na área da fábrica.

 

Fonte: Imprensa BMW