13 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

BMW e Toyota – Parceria para o Futuro

Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation (TMC), reuniu-se na última sexta-feira (29) com Norbert Reithofer, Presidente do Conselho Administrativo da BMW AG, na sede do BMW Group em Munique, para anunciar a expansão planejada da colaboração existente iniciada em dezembro do ano passado. As duas empresas assinaram um Memorando de Entendimento (ME) direcionado para colaboração estratégica de longo prazo em quatro áreas: desenvolvimento conjunto de um sistema de células de combustível, desenvolvimento conjunto de arquitetura e componentes para um veículo esportivo futuro, colaboração em eletrificação do grupo propulsor e pesquisa conjunta no desenvolvimento de tecnologias de redução de peso.

Também nesta ocasião, Norbert Reithofer e Akio Toyoda, da TMC, assinaram uma Declaração Conjunta para reafirmar a intenção de suas empresas no fortalecimento da colaboração estratégica de longo prazo entre elas.

“Nós temos o objetivo de fortalecer ainda mais nossa posição competitiva em futuras tecnologias sustentáveis. Nós assinamos um ME com este objetivo no dia de hoje. A Toyota e o BMW Group dividem a mesma visão estratégica de mobilidade individual sustentável no futuro. Juntos, temos uma grande oportunidade de continuar liderando nossa indústria através desta transformação.”, afirmou Reithofer.

“A BMW e a Toyota querem produzir carros cada vez melhores. Nós respeitamos uns aos outros. E acho que isto fica claro pelo fato de estarmos dando o próximo passo apenas seis meses após a assinatura de nosso acordo inicial. A Toyota é uma forte marca de híbridos amigáveis ao meio ambiente e células de combustível. Por outro lado, acredito que a força da BMW está no desenvolvimento de carros esportivos. Estou entusiasmado ao pensar em todos os carros que resultarão deste relacionamento”, adicionou Toyoda.

Em Março de 2012, o BMW Group e a TMC assinaram um acordo vinculativo sobre pesquisa colaborativa na área de células de baterias de íon-lítio da próxima geração. Além disso, o BMW Group e a Toyota Motor Europe assinaram um contrato no qual o BMW Group fornecerá motores de 1,6 litros e 2,0 litros de alta  eficiência à Toyota Motor Europe a partir de 2014.

O ME de hoje representa o entendimento entre as empresas em dezembro do ano passado para identificar e discutir outros possíveis projetos colaborativos.

 Fonte: Imprensa BMW Group.