14 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

BMW e Toyota Juntas no Campo da Mobilidade Sustentável

BMW e Toyota se unem em  investindo no campo da mobilidade sustentável.  As duas empresas estão estruturando um sistema de célula de combustível, componentes para criação de um veículo esportivo, além de pesquisas voltadas para tecnologias leves. Esses acordos seguem um memorando de entendimento assinado em junho de 2012.

As duas montadoras também assinaram um acordo para iniciar pesquisas colaborativas para o desenvolvimento de baterias de lítio-ar, como alternativa de evolução das baterias que utilizam lítio.

“Faz pouco mais de um ano desde que foi assinado o memorando de colaboração e, a cada dia, a nossa relação se fortalece, sentimos profundamente que estamos fazendo grandes progressos. Agora, estamos entrando na fase que promete dar resultado. Ao dar importância sobre o que podemos aprender com o desenvolvimento conjunto, podemos trabalhar duro para alcançar nosso objetivo comum de fazer carros cada vez melhores”, disse Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation.

A Toyota Motor Corporation e o Grupo BMW foram as primeiras empresas a assinar um acordo de médio a longo prazo, com o objetivo de desenvolver veículos mais amigáveis ao meio ambiente.

Dentre os principais pontos do acordo, destacam-se os seguintes:

Sistema de célula de combustível

Toyota e BMW compartilharão suas tecnologias para desenvolver veículos que sejam movidos não só por uma bateria de células de combustível, mas também um tanque de hidrogênio. A conclusão desse projeto está prevista para 2020.

– As empresas irão colaborar em conjunto na avaliação do desenvolvimento da infra estrutura do hidrogênio e na criação de códigos e normas necessárias para a popularização de veículos com célula de combustível.

Veículos esportivos

– Desenvolvimento de um conceito de plataforma conjunta para um veículo esportivo, de tamanho médio, até o final de 2013.

Tecnologia leve

– Desenvolver carrocerias mais leves, usando tecnologia de ponta e materiais com componentes reforçados, que sirvam como base para a criação da plataforma do veículo esportivo, bem como outros modelos Toyota e BMW.

Bateria lítio-ar

– Aprimorar a nova geração de baterias com densidade de energia muito superior à das atuais baterias de íon-lítio.

Fonte: Imprensa Toyota do Brasil.