11 de maio de 2021

Tudo que você quer e que seu carro precisa.

Bebida e Direção – Manual de Boas Práticas

Beber e dirigir é uma das principais causas de acidentes de trânsito em todo o mundo. Em países de alta renda cerca de 20% dos motoristas que morrem ou ficam feridos em função da violência no trânsito apresentavam excesso de álcool no sangue, enquanto em  países de baixo e médio desenvolvimento (onde o Brasil se enquadra), estes números podem ser de até 69%. Programas eficazes de controle e orientação sobre o problema  têm o potencial de salvar milhares de vidas, e foi identificado pelo Relatório Mundial da Organização Mundial de Saúde sobre prevenção de lesões de trânsito como uma medida comprovada e eficaz para reduzir a morte e ferimentos na estrada.

O manual de boas práticas sobre beber e dirigir é especialmente destinado aos tomadores de decisão nos três níveis de governo e aos profissionais das instituições privadas ligadas ao trânsito por propor soluções simples, eficazes e de baixo custo e que podem ser implementadas tanto em  nível nacional como local. O manual, produzido em colaboração com a OMS, o Banco Mundial e a Fundação FIA, baseia-se na experiência de países que conseguiram reduzir os índices de violência do trânsito causados pela ingestão de bebidas alcoólicas. São destaques do manual:

– Os passos necessários para realizar uma avaliação do problema em um país,

– Como planejar e implementar um programa, incluindo a criação de um grupo de trabalho, o desenvolvimento de um plano, exemplos de leis e de fiscalização, como desenvolver a educação pública e campanhas publicitárias, e, finalmente, a forma de avaliar o programa.

No desenvolvimento deste manual, os autores recorreram a estudos de caso de todo o mundo para ilustrar “boas práticas”. O manual será implementado em vários países ao longo dos próximos dois anos, começando pela China, através da iniciativa da Parceria Global de Segurança Rodoviária da GRSI, estendendo-se posteriormente para os países da África, América Latina e Oriente Médio.

 Baixe AQUI a versão em português do manual

Fonte: Trânsito Seguro.