14 de maio de 2021

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Audi Crosslane Coupé

A Audi apresentou seu novo carro-conceito Audi Crosslane Coupé, no Salão do Automóvel de Paris. O veículo é uma fusão completamente nova de engenharia, tecnologia e design e dá dicas de como devem ser as formas dos futuros modelos Audi Q.

Com o conceito Multimaterial Space Frame, o veículo abre um caminho novo no que diz respeito ao peso, custos e uso de energia ao longo do seu ciclo de vida, além de ser um estágio evolutivo do Audi Ultra – 0 princípio de construção de baixo peso da montadora.

 Um inovador e eficiente sistema de propulsão híbrido e “Plug-In” (carregável numa tomada elétrica) – composto por um motor 1.5 TFSI de três cilindros, desenvolvido especificamente para este modelo, e dois motores elétricos – surpreende principalmente pelo consumo de apenas 1,1 litro a cada 100 km e emissões de CO2 de apenas 26 gramas por km. O resultado é um veículo urbano, voltado para os jovens e para os consumidores que buscam esportividade. Destaque para o teto removível e para os serviços personalizados oferecidos pelo conceito Audi Connect.

A tecnología Multimaterial Space Frame do compacto Audi Crosslane Coupé é composta por três materiais: alumínio, material plástico (polímero) reforçado com fibra de carbono (CFRP) e material plástico reforçado com fibra de vidro (GFRP). Quando vazio o protótipo pesa  1.390 kg, incluindo a bateria de lítio de grande porte.

O sistema de propulsão híbrido do Audi Crosslane Coupé, denominado Dual Mode, é innovador e eficiente. Está composto por um motor a combustão, dois motores elétricos e uma transmissão de uma só relação, gerando potência de 177 cv. A aceleração do carro-conceito é feita, de 0 a 100 km/h, em 8,6 segundos – no modo exclusivamente elétrico sobe para 9,8 segundos. A velocidade máxima é de 182 km/h.

O consumo de combustível é de somente 1,1 litro a cada 100 km, com volume de emissões de CO2 de 26 g/km. A bateria de lítio, com seus 17,4 kWh, garante automomia elétrica de cerca de 86 km.

O motor a combustão, que foi desenvolvido pela Audi especialmente para o projeto, é um três cilindros TFSI, com 1,5 litros, e desenvolve 130 cv de potência e 200 Nm de torque. O propulsor está conectado a um motor elétrico (EM1) que atua, inicialmente, como motor de arranque e alternador e que gera 68 cv  e torque de 210 Nm. Da tração elétrica se encarrega o segundo motor elétrico (EM 2), com 116 cv de potência e 250 Nm de torque. A transmissão oferece a possibilidade de acoplar o motor a combustão e o alternador ao resto do sistema por meio de uma embreagem de garras.

 

O conceito Audi Crosslane Coupé de 2+2 lugares tem 4,21 metros de comprimento, 1,88 m. de largura e 1,51 m. de altura, com distância entre-eixos de 2,56 m. Seu design se mostra poderoso e marcante, oferecendo uma referência do que será a linguagem de formas das futuras gerações Audi Q. A grade Singleframe, dividida em vários segmentos por barras, domina a frente do modelo e é integrada ao Multimaterial Space Frame como elemento de apoio.

O porta-malas é um receptáculo independente dentro da estrutura da carroceria, anexado às costas dos bancos traseiros, que são separados dos assentos. Ao presionar um botão, toda estrutura se desloca eletricamente  40 cm à frente, travando junto ao teto e protegendo a bagagem. Ao mesmo tempo, pode-se acessar um compartimento sob o porta-malas, onde fica  um espaço de armazenamento para objetos sujos e molhados.

Os bancos dianteiros são esportivos, com apoios de cabeça integrados, regulagem elétrica e conchas feitas em fibra de carbono. O console central integra uma alavanca seletora, que emerge eletricamente quando o veículo se põe em movimento, para controle do acionamento híbrido. Os raios do volante incorporam superfícies de controle para os polegares que permitem realizar a maioria das funções. Outra opção é o controle intuitivo por meio de um touch pad no console central.

O painel baixo é claramente voltado para o motorista e os controles do ar-condicionado integram pequenos displays. Os indicadores virtuais do painel de instrumentos podem ser alternados entre dois níveis diferentes e um powermeter indica o status do sistema de propulsão em operação.

O Audi Crosslane Coupé introduz novos serviços online ao Audi Connect. Seus passageiros estão sempre conectados à comunidade virtual – através do Twitter, Facebook ou pelo envio de fotos e vídeos gravados na estrada. Uma novidade é o Escape Manager: um programa que possibilita aos passageiros analisar e comentar online com os amigos as rotas que estão percorrendo.

Para os couros, os designers da Audi apostaram em materiais diversos. Predominante é o couro macio semianilina. Como elemento de contraste utiliza-se couro Velvet negro. Este material robusto tem uma superficie levemente áspera que lembra o couro cru.

Fonte: Imprensa Audi Brasil.