Nova Ferrari Portofino

26, ago, 2017 por

Nova Ferrari Portofino

Com 600 cv e acelerações de 0 a 100 km / h em apenas 3,5 segundos, a Ferrari Portofino é, de fato, o conversível mais poderoso a oferecer simultaneamente o telhado rígido retrátil, ótimo espaço interno, enriquecido por dois assentos traseiros que podem ser usados para viagens curtas.

Totalmente novo, o chassi da Ferrari Portofino pode apresentar uma economia de peso significativa em comparação com a California T que o precedeu. Graças ao uso extensivo de modernas tecnologias de produção, todos os componentes do corpo e do quadro foram redesenhados para serem mais leves, aumentando a rigidez torsional.

O motor Ferrari V8 turbo, foi considerado o melhor motor dos ultimos dois anos consecutivos em 2016 e 2017, e com um aumento de 40 cv em comparação com o da Califórnia T. Esse resultado vem da introdução de novos componentes mecânicos específicos e uma calibração dedicada do software de gerenciamento do motor, que fez o som do motor ficar mais original, especialmente com o teto aberto.

Os engenheiros trabalharam em vários aspectos da eficiência de 8 cilindros, adotando novos pistões e bielas, renovando o design do sistema de sucção e revolucionando a geometria de toda a linha de drenagem. O novo coletor de descarga reduz as perdas de carga, um elemento chave para dar ao motor Ferrari uma resposta rápida quando acionado a turbina. Tudo isso, juntamente com o Variable Boost Management, que entrega o torque de acordo com a relação de transmissão, permite que a Ferrari Portofino aumente as acelerações em todas as engrenagens, ao mesmo tempo em que otimiza o consumo de combustível.

A dinâmica do veículo é totalmente nova e beneficia-se de vários componentes tecnológicos. Pela primeira vez neste tipo de Ferrari, o diferencial traseiro eletrônico de terceira geração (E-Diff3) é integrado com F1-Trac, o que melhora a aderência mecânica e o controle do veículo no seu limite. Graças à introdução do EPS (Electric Power Steering) pela primeira vez em uma Ferrari GT, foi possível reduzir a proporção de direção em 7% para uma resposta mais direta sem perder estabilidade graças à integração com o E- diff3. A suspensão magnetoreológica de “bobina dupla” (SCM-E) reduz o rolo e, ao mesmo tempo, melhora a absorção da turbidez da estrada. Todos esses conteúdos contribuem para tornar o carro ainda mais dinâmico e reativo, garantindo um alto nível de conforto de condução.

Feito pelo Ferrari Design Center, o estilo da Ferrari Portofino é caracterizado pela configuração de “fast-back” de dois volumes: uma solução sem paralelo para um conversível cupê com um teto rígido retrátil. A silhueta mais silhueta, um estilo esportivo sem perder elegância e dinamismo.

 

O design da traseira do carro enfatiza a sensação de esportividade, exaltado pelo posicionamento das lanternas no final do corpo do carro. Esta solução elegante permite ocultar o volume traseiro que abriga o teto RHT, completamente novo e mais leve ele também pode ser operado mesmo em movimento de baixa velocidade.

Foi dado especial cuidado ao conforto a bordo que é garantido graças a novos conteúdos, como o sistema de infotainment de visualização de tela touch de 10,2 “, o novo ar condicionado que melhora o conforto climático dos passageiros tanto nos tetos fechados quanto abertos, novo volante, ajustes de assento até 18 vias, com um novo design de encosto que permite um maior espaço para as pernas do passageiro traseiro. No ar livre, é fácil apreciar o conforto aprimorado fornecido pelo novo defletor de vento, que reduz o fluxo de ar em 30% no compartimento do passageiro e evita o ruído aerodinâmico interno.

A Ferrari Portofino fará sua estréia oficial no Frankfurt Motor Show em setembro próximo.

Ficha Técnica
Motor
Tipo V8 – 90 °
Capacidade total do cilindro 3855 cm3
Potência máxima * 441 kW (600 cv) a 7500 rpm
Binário máximo * 760 Nm de 3000 a 5250 rpm

Dimensões e peso
Comprimento 4586 mm
Largura 1938 mm

Por: Claudio P. Oliveira
Fonte: Ferrari Media Center.

Matérias Relacionadas

Compartilhe

Deixe um Comentário

Links Patrocinados