DICAS DE MANUTENÇÃO

28, out, 2018 por

DICAS DE MANUTENÇÃO

Pequenas medidas preventivas podem sair mais barato e prolongar a vida útil do seu veículo, certamente é uma atitude mais segura e beneficia o meio ambiente.

Se o veículo estiver na garantia faça todos as revisões previstas no manual.

Consulte sempre as especificações do fabricante no manual do proprietário do veículo, mas uma boa regra é ter o óleo e o filtro trocados regularmente a cada 4.000 a 5.000 kms quando utilizar o óleo de motor convencional e a cada 9.000 a 10.000 km quando utilizar óleo sintético.

Tenha todos os fluidos inspecionados, incluindo freios, direção hidráulica, transmissão, lavador do pára-brisa e reservatório de gasolina para carros flex. Os fluidos desempenham um papel vital na segurança e desempenho do veículo.

Calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias. Pneus murchos podem causar maior consumo de combustível e desgaste prematuro dos pneus, além da perda de estabilidade em curvas e altas velocidades. Faça sempre o rodízio dos pneus e substitua-os quando carecas.

Mantenha sempre limpo os bicos de injeção  e velas de ignição, esses componentes sujos podem aumentar em até 30% o consumo de combustível.

Também é aconselhável lubrificar periodicamente a parte de baixo do chassi, esta etapa estende a vida útil dos componentes móveis do sistema de suspensão do veículo.

Inspecione a bateria, cabos e sistema de iluminação, incluindo faróis, piscas, luzes de freio e lanternas traseiras.

Verifique as palhetas do limpador do parabrisa. Com o tempo surgem fissuras e rachaduras em constante contato com o vidro. Substitua-as pelo menos uma vez por ano ou até antes se começarem a marcar o pára-brisa.

Inspecione correias do motor e mangueiras regularmente. Atenção para o desgaste e rachaduras. Correias gastas e mangueiras podem afetar o funcionamento do motor do seu veículo.

Já os sistemas de filtragem de ar devem ser inspecionados freqüentemente. O filtro de ar do motor deve ser inspecionados aproximadamente a cada troca de óleo, este pode causar entupimento ou outros danos ao motor se estiver com acumulo de sujeiras.

Verifique também o ar interno do seu veículo regularmente. Mantenha sempre limpo o filtro de ar condicionado ou ventilação para garantir limpo o ar que você e os passageiros respiram dentro do veículo.

Por: Claudio P. Oliveira

Salvar

Deixe um Comentário

Links Patrocinados